quinta-feira, 13 de agosto de 2009

As marcas mais valiosas do mundo


A Millward Brown Optimor divulgou sua pesquisa anual de marcas, revelando o ranking das 100 mais valiosas marcas do mundo, com seus valores em dólares. Novamente, o ranking é liderado pela Google, cuja marca foi avaliada em $ 100 bilhões de dólares, valor 16% maior que os $ 86 bilhões do ano passado. Em seguida, a rival Microsoft, que teve sua marca avaliada em $ 76,2 bilhões, crescendo 8% em relação ao ranking divulgado em 2008.
Apenas para reforçar e deixar claro, esses valores são referentes à marca e não ao valor total da empresa. Em número absolutos, a Microsoft ainda é uma empresa maior que a Google. É também preciso frisar que praticamente todos os produtos da empresa de Mountain View levando “Google” no nome, reforçando assim o poder da marca. Enquanto isso, a Microsoft se divide em outras marcas como “Bing”, “Windows”, etc.
Voltando ao ranking, em 3º temos a Coca-Cola, que há poucos anos liderava esse mesmo ranking absoluta. Em seguida temos a IBM, com valor de $ 66,2 bilhões e um crescimento de 20% em relação a 2008. Ou seja, das quatro marcas mais valiosas do mundo, três estão no ramo de tecnologia. Oito das 10 maiores são norte-americanas.
Se divirmos o ranking por categorias, teremos:
Games Consoles:
Nintendo DS
Nintedo Wii
Microsoft Xbox 360
Sony Plastion 3
Microsoft Xbox
Operadoras:
China Mobile
Vodafone
AT&T
Verizon Wireless
NTT DoCoMo
Fabricantes de celular:
Neste ranking, Apple, HP e Samsung não são fabricantes exclusivamente de celulares. Tenho certeza que a HP não estaria aqui se fosse o caso.
Apple
Nokia
BlackBerry (crescimento de 100% em relação a 2008)
HP
Samsung
Para ver o estudo completo, clique aqui.
Fonte: http://www.meiobit.com/

Nenhum comentário: