terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria"

Sola Scriptura: A Escritura Sagrada é suficiente para dirigir a fé e a conduta do cristão genuíno. Nada mais tem autoridade igual ou superior à da Bíblia. Rejeitamos, portanto, as tradições e as novas revelações que acrescentam coisas à Escritura. As tradições, embora tenham o seu valor, podem ser contaminadas (e muitas vezes o foram) pela corrupção humana, passando a ser anti-bíblicas. As novas revelações que adicionam doutrinas ou normas de vida ao que está escrito comprometem a suficiência da Palavra de Deus.
"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." ( Gálatas 1:6-9)
Sola Gratia: Nossa salvação se dá somente pela graça (favor imerecido) de Deus; não existe nem mesmo uma centelha de bondade no homem que tenha movido o criador a salvá-lo.
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)
Sola Fide: O único meio pelo qual o homem pode se achegar a Deus é mediante a fé no sacrifício perfeito e substitutivo de Jesus Cristo. Obra alguma pode tomar o lugar da fé, que é um dom de Deus.
"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." ( Gálatas 2:16)
Solus Christus: O único objeto da fé é Jesus Cristo. Ele é o salvador dos homens, o único caminho que nos leva a Deus. Qualquer outro tipo de mediação entre Deus e os homens que não seja por Jesus é invenção de mentes contaminadas pelo erro.
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." (1 Timóteo 2:5-6)
Soli Deo Gloria: A Deus toda a glória. Nada deve ser atribuído a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, vivo ou morto ou ordenança de igreja alguma a não ser a própria pessoa de Cristo; não podemos nos gloriar em nada, nem a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, morto ou vivo, ou ordenança de igreja alguma. Tudo vem de Deus por Cristo.
"Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra(como há muitos deuses e muitos senhores), todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." (1 Coríntios 8:5-6)
"Porque dele, por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Romanos 11;36)

Nenhum comentário: