sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que começou como um produto popular virou produto fashion e hoje enfeita pezinhos milionários


Sobre a empresa
A São Paulo Alpargatas S.A é empresa que fabrica as Havaianas. Foi fundada em 1907 no bairro da Mooca em São Paulo. Pertencente aoGrupo Camargo Corrêa, a Alpargatas é uma das grandes empresas de calçados, artigos esportivos e tecidos industriais. Além das Havaianas, comercializa outras marcas como: Dupé, Rainha, Conga, Mizuno,Timberland ente outras.
Sobre o produto
A Havaianas foi inspirada na sandália de dedo japonesa Zori, feita de palha de arroz. Em 14 de junho de 1962 foi criado o primeiro modelo que tinha como diferencial a matéria-prima. Por ser feita de borracha era mais durável e confortável. Visualmente pobres e baratas, as sandálias ganharam popularidade.

O humorista Chico Anysio foi uma arma das Havaianas no combate às imitações. Com o slogan “As únicas que não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras”, a marca se tornou ainda mais popular. Em um dos lançamentos da Havaianas Top, o humorista retorna e declara que “Isso é amor antigo”. Houve um tempo em que as pessoas acreditavam ser ele o dono da empresa.
Saiu Chico e entrou Thereza Collor. “Todo mundo usa Havaianas”. O ator Luis Fernando Guimarães flagrava personalidades como Vera Fisher, Malu Mader, Bebeto e Maurício Mattar usando as sandálias.
Todo esse repertório contribuiu para que a sandália se tornasse a mais democrática que já se viu. Adornam pés de modelos famosas, artistas, socialites, Presidente da República! E ao mesmo tempo era usada por várias pessoas no Movimento Sem Terra em Brasília. Como disse Jorge Amado, “Calça do mais pobre ao mais rico”.
Em menos de um ano, a São Paulo Alpargatas já fabricava mais de mil pares por dia. E a concorrência percebeu que as “legítimas”, as únicas que “não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras” fariam ainda mais sucesso. A linha das sandálias hoje possui 39 diferentes tipos, comercializados em mais de 60 cores. Atualmente a Havaianas é a quarta marca mais lembrada de América Latina, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda.
Sobre o lançamento
A São Paulo Alpargatas abriu seu primeiro escritório e showroom fora do Brasil. Nova Iorque foi a cidade escolhida, e o bairro é o Soho. A festa de lançamento foi no Time Warner Center, contou com a apresentação da Orquestra Talento Brasileiro que fez um passeio pelos mais diversos estilos da música brasileira, visitando desde Villa-Lobos até o rock-pop do Jota Quest. Foi realizada uma exposição que mostrou a evolução das Havaianas nos últimos 40 anos. A empresa acredita que com o novo escritório vários nichos de mercado norte-americano se abrirão. Sandálias gigantescas decoravam o ambiente, que estava coberto de glamour e repleto de personalidade e estilo.


Sobre a campanha: Feet dream too

Para apoiar a expansão dos negócios no exterior, a empresa lançou uma campanha criada pela AlmapBBDO que foi veiculada nos Estados Unidos. A campanha de promoção começou com a publicação de comerciais noYoutube. Os três vídeos lançados no final de abril de 2007 pretendiam atrelar a sensação de conforto às sandálias. Intitulada “Pés também sonham”, a campanha mostra a marca de forma descontraída.
Artistas plásticos espalharam grafites das Havaianas no bairro onde está localizado o escritório das Alpargatas. Cores vibrantes e uma espuma de 3 metros que simula a tira de uma sandália foram colocadas em prédios para chamar atenção.



A veiculação de anúncios em revistas de moda, de celebridades e também de surfe, este último foi o caminho de entrada das sandálias de dedo nos Estados Unidos, completou as ações da Alpargatas. O principal objetivo da empresa, é que os americanos não queiram comprar apenas mais um flip-flop (chinelo de dedo para eles), mas desejem comprar uma Havaianas.




A iniciativa de promover a Havaiana, de chinelo (calçado aberto e sem salto para uso doméstico) para sandália (calçado formado de uma sola ligada ao pé por meio de correias), foi uma decisão importante. Aqui no Brasil, o termo chinelo é usado pejorativamente. Logo, compara-se o termo a expressão “pé de chinelo” que recebe significados como pobretão, desvalorizado, ruim. Por isso, a visão da equipe em caracterizar o produto como sandália foi essencial para seu sucesso duradouro.
Curiosidade
Ser fashion e glamourosa é de fato característico da sandália. Prova disso, foi a aparição do anúncio “balas” no filme Sex and The City.
A agência que produziu o anúncio e a Alpargatas ficaram surpresas, uma vez que não era estratégia de marketing da empresa. As quatro amigas inseparáveis do seriado são apaixonadas por Nova Iorque! Que por sinal é a sede do novíssimo escritório alpargatano.


Análise da campanha
Por objetivar um público mais jovem e moderno, a campanha começou a ser veiculada no You Tube, onde o público que acessa se difere da maioria dos americanos que além de possuir idade elevada são leitores assíduos de jornais. Outro fator significativo do perfil do consumidor norte-americano é a grande quantidade de imigrantes. Com isso, várias pessoas de várias nacionalidades são atingidas num menor espaço de tempo. Embora o design da sandália tenha origem oriental seu nome foi inspirado no Havaí; o paraíso do sol e do mar. É importante lembrar que a escolha certa do nome é essencial para o sucesso do produto. Escolha certa dos ricos e famosos norte-americanos para passarem suas férias, o Havaí possui belas praias e paisagens paradisíacas, além do clima tropical que oferece aos turistas.
A campanha mostra uma idéia do surreal, do desejo tão intenso que chega a ser um sonho. Lida com a percepção, trabalha com cores vibrantes e intensas a fim de surpreender o consumidor e despertar o desejo de consumo. Tendo nos pés uma sandália Havaianas, o caminho se torna melhor, mais alegre e divertido e você tem o mundo aos seus pés. É abordada também a idéia de liberdade que dialoga com o poder de escolha do consumidor. Ser livre é saber escolher bem. Seja na água ou em terra, a sandália cai bem. Através do vídeo a pessoa se sente dona do seu próprio caminho. A propaganda é embalada por uma música doce e melodia suave. Á medida que o sonho (vídeo) termina, começa o sonho (vontade) de ter ao seu lado uma sandália confortável. Retrata pessoas em seu dia-a-dia, que por questão de trabalho ou outra ocasião estão de sapatos, quentes e apertados, e desejam imensamente uma Havaianas para o conforto dos pés. Afinal os pés também sonham!
Site da campanha
http://www.feetwantout.com/
Site do produto:
http://www.havaianas.com.br/
Autoria:
Juliana Nunes
Camila Ferreira
Fonte: http://tinyurl.com/2e3nrhw

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