quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Avaliação dos perfis de Serra e Dilma

Avaliando as redes sociais dos candidatos a presidência mais a fundo, podemos destacar quatro pontos primordiais para que eles façam uma boa campanha:
-Presença
-Utilização de ferramentas
-Frequência de utilização
-Grau de influência

De acordo com esses pontos fiz uma avaliação de cada um dos candidatos.

Gostaria de deixar bem claro, que independente do meu voto, fiz essa postagem analisando de maneira profissional, sem olhar campanha ou para o candidato da minha escolha.

José Serra
O candidato está no Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Vimeo, Flick.
No Twitter o perfil do candidato é atualizado constantemente, com tweets falando sobre a campanha sem agredir a oposição, com uma linguagem mais formal, e possui 531,904 seguidores. No orkut ele já está com um perfil lotado e com o segundo já com 806 seguidores, o perfil dele tem fotos e a agenda de compromissos dele. O Facebook tem 31.459 curtindo o perfil do candidato, que tem fotos, agenda de eventos e notas com as últimas atualizações da campanha. O Flickr tem álbuns de suas visitas aos estados brasileiros, deixando algumas fotos disponíveis para as pessoas baixarem para colocar em suas redes sociais e em seus desktops. Assim como o Vimeo o perfil do Youtube de Serra, tem vídeos da campanha, propagandas e mensagens de políticos que apoiam o candidato.
O site dele é bacana, tem um layout bonito, utilizando as cores do Brasil: azul, amarelo e verde e tem um ar leve , descontraído, com uma disposição diferente. No site tem fotos, vídeos, atualizações de twitter, aúdio, link dos perfis das redes sociais, além da proposta do candidato com uma fácil visibilidade. O que mais me chamou atenção foi a caricatura do Serra no final do site.

Dilma Roussef
O twitter de Dilma tem 276,235 seguidores, e também é atualizado com frequência, apesar de ser bem menos atualizado do que o do concorrente, além de ter linguagem mais informal. Dentro do orkut a candidata não tem um perfil, apenas uma comunidade com 24.757 membros. No Facebook ela tem 17.349 pessoas que curtiram o perfil dela, onde eles encontram fotos, agenda de eventos e mensagens, que aparentemente são mais agressivas ao candidato da oposição. O Flickr Dilma também colocou albúns de fotos de suas viagens separadas por estados.
Analisando o site, que utiliza o vermelho como cor principal, não encontrei sintonia no layout do site, pois é utilizado além do vermelho, que a cor do PT, as cores do Brasil, formando uma combinação de gosto duvidoso. Além disso o site parece mais um site de notícias, muita informação e poucas fotos ou artes. O site ficou pesado e muito sem graça, tema penas fotos, vídeos, aúdio e uma pequena janela dos tweets da candidata.

Fato é que não só eu, como vários publicitários notam a presença e a influência enorme do candidato Serra nas mídias sociais. Os layouts de suas redes sociais e de seu site, é muito mais intuitivo e mais divertido, assim como os textos que são postados lá.

2 comentários:

Samara Matias Batista disse...

Olá Sara. Quero parabenizer-lhe por este blog.
Muito útil, bom mesmo!!

Ví que também é publicitária. Pela Faculdade Promove? Pergunto por quê sou de lá.

Foi um prazer lêr seus textos. E voltarei em breve.

Conheça o meu:

criticabemconstrutiva.blogspot.com

Macele Torres disse...

Ei Sarah! Adorei essa matéria!
Odeio Politica, mas esse ano os candidatos estão tentando de tdo p mostar e fazer campanha.
Parabeéns pelo Blog.
Adoro ler seus Posts
Bjão