sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O hilário ataque do panda contrariado



O video acima é uma propaganda de gosto duvidoso. Foi feita para a campanha de TV de uma marca egípcia de laticínios e outros produtos alimentícios. Na série, quem recusa a aceitar a oferta de um lanche com o produtos Panda tem que enfrentar a ira de um urso panda que quebra tudo.

É interessante ver como o humor da propaganda indiretamente cutuca a campanha do panda como bicho fofo feita pelos ambientalistas. O panda é uma espécie ameaçada. Vive na China. Se alimenta de bambus. Tem reprodução difícil em cativeiro. Seu habitat está desaparecendo, graças ao descuido ambiental e ao crescimento econômico da China.

Mas ganhou fama de fofinho em uma estratégia de conquistar os corações conservacionistas apelando para o emocional. O bicho, no entanto, não é exatamente manso na vida real. Um panda irritado pode fazer bem mais estrago do que o ator fantasiado na propaganda egípcia. Será que se nós soubéssemos que o panda é um urso perigoso como qualquer outro urso (capaz de matar um humano em algumas circunstâncias), teríamos tanta simpatia por ele? Talvez sim. Os fofíssimos usos ursos polares são um dos maiores predadores da Terra.

Bom. A campanha é só uma irreverência. É bom brincar com os mitos onde nos amarramos.

Alexandre Mansur

Nenhum comentário: